O cão pode contrair COVID-19?

Date:

O novo coronavírus não afecta apenas seres humanos. Um novo estudo feito pela Scientific Advisory Group for Emergencies (SAGE), revela que os cães também podem ser infectados pelo coronavírus, no entanto o vírus desaparece rapidamente e os cães continuaram assintomáticos. Como foi observado em Hong-Kong de um caso esporádico em que foi detectado coronavírus em dois cães, um de raça conhecida como Lulu da Pomerânia e o outro um Pastor Alemão. Mas apenas foi possível demonstrar que estavam infectados com o SARS-CoV-2, com resultados de testes laboratoriais fracamente positivos, incapazes de distinguir se se tratava do vírus inteiro ou de fragmentos não infecciosos, ou que tinham anticorpos específicos contra o SARS-CoV-2.
Assim, os cientistas estão convencidos que o vírus passou para os cães através do contacto próximo com o seu dono que estava doente com a COVID-19.

Como se diagnostica o coronavírus num cão?
Através de um exame ao sangue ou às fezes.

O cão pode transmitir Covid-19?
Tudo indica que não. Até a data, segundo a Organização Mundial de Saúde Animal (O.I.E.) e a Associação Mundial de Médicos Veterinários de Animais de Companhia (WSAVA), não há evidência científica de que os cães transmitam o novo coronavírus.

Tenho Covid-19, quais as precauções em relação ao meu cão?
Por uma questão preventiva, o Centro para a Prevenção e Controlo de Doenças (CDC) recomenda que pessoas infectadas tenham menor contacto com os seus cães. Tenham os cuidados de higiene reforçados, desinfecte as mãos após contacto com o cão.

Não têm razões para ficar preocupado com o seu cão, e pode passear o cão em segurança ao ar livre. Pois, sair de casa continua a ser muito importante para os cães, fortalece o sistema imunitário e reduzem o stress.
Após cada ida à rua, limpe as patas do cão, aconselhamos o lavacão para chegar a casa impecável.

  • 184/A, Newman, Main Street Victor
  • info@examplehigh.com
  • 889 787 685 6